Leilão usinas em Minas Gerais

  gyba781
  1 year ago
  144
Leilão usinas em Minas Gerais Image

Leilão usinas em Minas Gerais

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 19 de junho de 2017, uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sobre a possibilidade de leilão das usinas hidrelétricas da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), a saber: São Simão, Rio Parnaíba, Jaguara, Miranda e Volta Grande.

Foto: meramente ilustrativa - crédito: pixabay.com

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais debateu nesta segunda-feira (19/6/17), a partir das 14h30, no Auditório, as repercussões da Portaria 133, de 2017, do Ministério de Minas e Energia, para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A portaria permite à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) leiloar, até 30 de setembro deste ano, cinco usinas hidrelétricas cujos contratos de concessão com a União estariam vencidos. Quatro delas são exploradas pela Cemig, que portanto sofreria prejuízos caso perca o direito de exploração.

As usinas hidrelétricas da Cemig que podem ser leiloadas são, por ordem de capacidade de geração as de: São Simão, com 1,7 mil megawatts (MW), no Rio Parnaíba; Jaguara, com 424 MW, no Rio Grande; Miranda, com 408 MW, no Rio Araguari; e Volta Grande, com 380 MW, no Rio Grande.

O requerimento para a audiência pública foi dos deputados Rogério Correia e Cristiano Silveira, ambos do PT. Rogério Correia considera a medida como uma espécie de retaliação contra o Estado, perpetrada por um governo ilegítimo, que precisa ser barrada. "Se isso for feito, a nossa companhia energética perderá 50% da sua capacidade de geração", denuncia.

Participaram do debate representantes do Sindieletro, o presidente da CEMIG, o dirigente nacional do  MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), membros do SINDIUTE entre outros. Também a audiência contou com uma participação do deputado federal Adelmo Leão (PT-MG).

A audiência foi presidida pelo deputado estadual, João Vitor Xavier (PSDB-MG) e foram aprovados alguns requerimentos que serão encaminhados à esfera federal.


Fonte: site da ALMG e transmissão ao vivo pela ALMG - canal 35 UHF .

Post a comment

Error: You must be logged in to leave comments. Please login by clicking here.

No comment is found.